O mercado está muito animado. Os produtores venderam o que tinham cultivado e as floriculturas já estão registrando aumento nas encomendas. O Ibraflor estima que, no geral, o setor deve crescer entre 10% e 15% na data. A grande variedade de produtos – que vai dos tradicionais buquês de rosas vermelhas à uma infinidade de plantas ornamentais cada vez mais sugestivas para as datas especiais - e a ampliação das vendas on line e entrega por delivery aliados à maior variedade de produtos têm sido os estimulantes desse mercado em 2021.
=====
Já animado com o aquecimento do mercado de flores e plantas ornamentais no Dia das Mães, que resultou em um aumento entre 10% e 12% sobre as vendas de 2019, dependendo do segmento, o setor da floricultura nacional espera repetir – e até ampliar para até 15% – esse índice no Dia dos Namorados. A comparação vem sendo feita sobre 2019, considerando que 2020 foi bem prejudicado pelo início da pandemia da Covid-19. De acordo com o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura -, o Dia dos Namorados representa 8% do faturamento anual do setor, equivalente às vendas referentes ao Dia da Mulher.
No entanto, dependendo dos resultados da data em 2021, esse índice pode começar a se destacar mais. O presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker, lembra que cada vez mais as pessoas estão percebendo a importância das flores e plantas no seu dia a dia e que elas são um dos poucos presentes a despertar emoções. “Em um momento de valorização dos sentimentos, as flores e plantas tornam-se cada dia mais essenciais em nossos lares e para demonstrar o nosso afeto, respeito e admiração pelas pessoas que amamos”, comenta.
Aliados às demonstrações de sentimentos que o Dia dos Namorados exige, estão o grande leque de opções – de variedades e preços – que os produtores têm disponibilizado ao mercado e à adaptação do comércio às novas formas de venda, como o e-commerce, e as entregas por delivery em qualquer canto do país. A campanha preparada pelo Ibraflor para a ocasião destaca que "Há diversas formas de demonstrar o amor... uma delas é o carinho (o abraço, respeitar as diferenças, entre outras). Demonstre o seu amor com flores e plantas".
Expectativa do mercado
A Cooperativa Veiling Holambra tem uma perspectiva bastante positiva para o Dia dos Namorados. De acordo com o CEO Jorge Possato Ferreira, o aumento deve ser de 15% em relação ao resultado alcançado em 2019. A Cooperativa Veiling aposta este ano, além dos produtos tradicionais, nas flores e plantas que trazem o formato de coração, aumentando o apelo emocional para quem deseja expressa o amor que envolve o relacionamento. A campanha promocional da Cooperativa para a data tem os motes “Celebre o amor com o presente mais bonito que você pode dar nesse Dia dos Namorados. Declare uma flor para o seu amor” e “Diga eu te amo sem precisar de nenhuma palavra”
A Cooperflora prevê que alguns produtos terão menor oferta pela diminuição de áreas de produção ao longo deste último ano de pandemia e pelo clima frio, que dificulta o desenvolvimento. “As reduções na oferta estão estimadas em 10% com relação ao volume ofertado em 2019. No entanto, no cenário de consumo as expectativas para o Dia dos Namorados são bem positivas, com faturamento semelhante a 2019, com crescimento de 25% sobre o ano de 2020” avalia Gustavo Vieira, gerente de varejo da Cooperflora.
O romantismo fortemente presente nesta data inspira maior demanda sobre as flores cortadas, sendo as rosas as mais procuradas nesta ocasião e as orquídeas e as tulipas em vaso, além de azaleas e kalanchoes, que ganham espaço. A aposta também está sendo nas flores desidratadas para a data, seguindo uma tendência mundial de mercado. Em seu catálogo, a Cooperflora oferece várias opções de desidratadas, como rosas e rosas spray, proteas craspedia e limonium, além de folhagens (eucaflor e aspargo vassourinha). Sua campanha tem o slogan “Chegou a vez dos enamorados”.
O Ceafor trabalha o Dia dos Namorados de 2021 com a expectativa de um crescimento no volume de vendas da ordem de 8% a 10% em relação ao igual período de 2020. “Este crescimento se dá um em função dos nossos locatários e dos atacadistas e varejistas estarem mais preparados para atuar neste cenário de crise provocado pela pandemia, como o incremento dado aos serviços de delivery e vendas online, já que há ainda muitas cidades com comércio em horários mais restritivos de funcionamento”, explica Antônio Carlos Rodrigues, presidente do Ceaflor,
Embora historicamente a rosa vermelha seja o produto carro-chefe nesta dada, em função do preço, que acaba sendo mais alto devido à grande demanda, outras espécies e variedades já são bem procuradas, como as orquídeas, as petúnias e as gérberas, entre outras. As suculentas também tiveram a procura aumentada nessa data, pois são plantas com preços bem acessíveis que reúnem beleza e durabilidade.
Para incrementas as vendas, o Ceaflor realizou uma live florista Stans Scheltinga em seu Instagram, apresentando diversas sugestões de confecção de arranjos e buquês para presentear na data. A campanha promocional usa frase como “O Amor é feito de detalhes”; “O amor encanta”; “O amor é colorido (para relações homoafetivas)”, entre outras, todas seguidas pelo slogam “As flores também”.
Na CNP - Central de Negócios do Produtor -, o diretor executivo Carlos Godoy, garante que a movimentação para a data está intensa e que todas as lojas que fornecem acessórios para as floriculturas tiveram uma movimentação similar ao do Dia das Mães. “Uma situação que não se via há muitos anos”, compara. “Contamos com o maior importador de flores importadas do Brasil e podemos dizer que, também pela movimentação registrada agora, o Dia dos Namorados será a data mais importante dos últimos anos, superando até o Dia das Mães deste ano. Fica difícil até fazer comparações no momento porque, com certeza, o desafio futuro será “superar essa data”, diz.
Na Ceasa Campinas o aumento de vendas previsto é entre 20% e 25%, mas em relação a 2020, quando já havia começado a pandemia. As ofertas de produtos ficam a critério de cada permissionário, mas as rosas e orquídeas devem ser as mais procuradas, de acordo com chefe de setor do Mercado Permanente de Flores, Fábio Fainer.
Já Anderson Borges, diretor executivo do Mercadão das Flores, acredita que, com o avanço do plano de vacinação, a população esteja mais propensa a celebrar a data e, portanto, vislumbra um aumento de 40% sobre as vendas de 2020. “Essa data sempre pede as queridinhas, que são as rosas e as orquídeas. No entanto, nossos parceiros têm buscado alternativas para poder oferecer o maior número de variedades, com outros tipos de opções de flores e plantas para presente”, diz. O Mercadão das Flores realizou uma ação de marketing com o sorteio, entre os consumidores, de uma experiência em voo panorâmico pela cidade de São Paulo.
A Floricultura Winge Agrícola, localizada em Porto Alegre (RS), está promovendo uma ação conjunta com um restaurante local para o oferecimento de um buquê de flores para quem reservar o jantar no Dia dos Namorados. O dono da floricultura, Walter Luís Winge, também espera que a data tenha desempenho semelhante ao Dia das Mães, com crescimento de 20% a 25% sobre 2020. De acordo com ele, tem crescido muito as vendas por WhatsApp e a forma de pagamento por PIX. Nas vendas físicas, a predominância é das plantas de interior e, no comércio online, os preferidos são os arranjos florais.
Jornalista responsável: Vera Longuini
Cel. (19) 99771-6735 - Vivo
redacao@ateliedanoticia.com.br
www.ateliedanoticia.com.br
Jornalista responsável: Vera Longuini
Cel. (19) 99771-6735 - Vivo
redacao@ateliedanoticia.com.br
www.ateliedanoticia.com.br
Comments