“Uma rápida e importante análise”
A Diretoria do Ibraflor realizou sua última Reunião Executiva deste ano no dia 12 de Novembro, a qual pode considerar como bastante frutífera. Fizemos uma análise do mercado aproveitando a presença dos Diretores de diversas regiões e atividades. Evidentemente as situações são distintas nas diversas regiões, mas sempre é possível identificar semelhanças que, por sua vez, indicam mais claramente o comportamento do mercado.
Talvez a característica que mais chamou a atenção é que o mercado está mais instável que nos anos anteriores, indo muito bem obrigado em alguns momentos e noutros as vendas caem abaixo do ano anterior. O preço dos produtos está sob pressão e, na maioria das vezes devido o aumento da quantidade que, em alguns casos, é bastante grande. O clima (frio, calor ou seca) tem influenciado a oferta dos produtos provocando acúmulos em alguns momentos que se traduz na queda dos preços.
Nos produtos para jardinagem a situação é idêntica, mesmo com uma melhora nas atividades da construção civil. Na soma de tudo parece que vamos ter um aumento no faturamento, porém com uma lucratividade menor à nível de produtor.
Analisando o comportamento de Finados constatou-se uma oferta menor de produtos considerados específicos e os preços melhoraram! O contrario temos visto com Phalaenopsis que teve uma queda bastante grande no preço, devido um considerável aumento na oferta. Isso pode resultar que o produto não receba a atenção devida e acaba sendo quase uma anti-propaganda. Veja abaixo algumas imagens que recebemos para ilustrar o que estamos falando.
As perspectivas para a época de Natal são ligeiramente positivas em parte pelo mesmo motivo que citamos em relação a Finados, o produto mais procurado para esta data (poinsettia ou estrela do natal, como é conhecida popularmente) não vai ter um aumento de oferta.
Outro assunto que trabalhamos na reunião são datas especiais para alavancar vendas de preferência numa época fraca de vendas ou quando há produção em abundância. Falamos sobre o sucesso que a Alibabá está obtendo com o “Dia do Solteiro”, nada menos do que 38 bilhões de dólares de venda em apenas 24 horas! Na opinião dos Diretores presentes em nossa reunião esta data deveria ser lançada aqui no Brasil também e, neste sentido vamos aprofundar o assunto para iniciar no ano que vem os testes de inserção da data.
Definimos uma estratégia para aumentar passo a passo a arrecadação através das contribuições mensais dos sócios das Associações e definimos praticamente todos os palestrantes e reservas para a 9ª edição do nosso Seminário que será realizado no dia 26/08/2020 na cidade de Holambra/ SP. Estamos muito animados com o tema que será: “Como Quebrar Paradigmas?” e com os nomes dos possíveis palestrantes! Aliás, já bloqueou a data na sua agenda? Em breve vamos trazer a programação!
A pergunta que todos devem se fazer é “como estou me preparando para as vendas on-line”? Pode parecer que conforme o tamanho de cada um, o ramo e os produtos, não é preciso se preocupar com isso. A visão que temos na Diretoria é que já está ocorrendo no nosso ramo e que a velocidade muito provavelmente vai ser mais rápido do que imaginamos. A cidade de São Paulo registrou o total de 7,8 milhões de compras online e faturou R$ 2,7 bilhões no e-commerce entre os meses de julho e setembro de 2019. Ao avaliar os dados de todo o Estado de São Paulo, a capital paulista registrou mais de 40% de aumento em relação ao número de pedidos e faturamento (fonte: camara-e.net). Outro dado que merece destaque é que 54,6% das compras no comércio eletrônico foram realizadas por mulheres, enquanto os homens foram responsáveis por 45,4% das compras. Entre os segmentos que mais faturaram estão: entretenimento (16,7%); telefonia (11,2%); eletrodomésticos e ventilação (9,8%); moda e acessórios (8,4%); e informática e câmeras (7,1%).
O que ajuda é a gente olhar/ analisar como os jovens e adolescentes estão comprando, hoje e já. Este grupo daqui a alguns anos serão os consumidores dos nossos produtos, ou não, se não encontram onde estão acostumados a fazerem as suas compras.
Todos nós percebemos que a forma de fazer compras está mudando muito rápido no mundo e, em relação a vendas on-line liderado pela China. Neste País a “Alibabá” já está vendendo quantidades de flores e plantas bastante razoáveis via internet. Com certeza a “Amazon” e outros farão a mesma coisa e é importante estarmos preparados como produtor, atacadista, varejista e decorador, mas também como Cooperativa e Associação.
Felizmente temos vários exemplos positivos em todos os ramos e também nas Cooperativas e Associações. Com certeza estas estão prontas para surfar nas ondas que virão provocados pela internet!
Um Abraço cordial e ótimo mês,
Kees Schoenmaker - Presidente
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